English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Batismo

Por José Carlos - em 22 OUT 2013.

SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ


BATISMO
Na doutrina da Igreja, o batismo, a crisma e a eucaristia sempre foram apresentados como sacramentos da iniciação cristã e deveriam ser conferidos no percurso de uma única celebração, após um processo razoavelmente longo de iniciação ao mistério e à vida cristã. Na prática, porém, a partir do século V, com a generalização do batismo de crianças e o eclipse da iniciação, eles se separaram, passando a caminhar por estradas diferentes e independentes, a ponto de serem celebrados com rituais totalmente distintos e autônomos e terem conteúdos doutrinais próprios sem nenhuma relação recíproca.
O batismo é um “Novo Nascimento”
O termo Batizar vem do grego e significa “mergulhar” na água, ou ainda “imergir”. O batismo é o sacramento do renascimento, assim como nascemos para a vida pelo parto, renascemos para a vida em Deus pelo batismo. Jo 3,5.
A pergunta que nos colocamos agora, é: o que acontece de valor salvífico quando uma criança é batizada? Qual o significado profundo do batismo, dos ritos, dos gestos e das palavras que compõem a liturgia batismal?

0 comentários: